quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Entre(atos) do ofício

INFANCIA ESQUECIDA

Maria de Lourdes Aureliano


Em 2004, fui convidada, pela então diretora escolar, Maria Edinete Tomás, para coordenar as atividades pedagógicas da Escola Maria do Carmo Andrade de Ensino Fundamental e Infantil (EMCA), pertencente ao Sistema Municiapal de Ensino de Sobral.
Ao iniciar minhas atividades profissionais deparei-me com um alto índice de crianças com deficiência de aprendizagem, provocadas por u8m série de fotores. A princípio fiquei perdida e me perguntava o que fazer para atender às metas da escola, com estes desafios que ultrapassam as conpetências de minha formação pedagógica.
Acredito que todo ser humano é capaz de aprender alguma coisa ana vida. É este caso que vou relatar.
Tentei me aproximar da criança que vou chamr de Zazá no decorrer do relato. Zazá não quis saber de mim, continuei buscando aproximação, até que na terceira tentativa ela se permitiu vir ao meu encontro, com aspecto de desconfiança, afinal para ela eu ainda era uma pessoa estranha. Apresentei-me para ele e perguntei seu nome, ela me respondeu de maneira ríspida, é Zazá, e foi saíndo. Um pouco à frente parou e eu olhei, sorri para ela, disse-lhe algumas palavras de carinho e saí. Daí em diante passei a observá-la de forma sutil e e e criativa. A primeira delas foi mobilizar toda a comunidade escolar para que esta se tornasse parceira da aprendizagem de Zazá.
A cada um coube a porção que era possível, mas todos contribuíram. Assim a aprendizagem deu-se não só no aspecto cognitivo pela professora na sala de aula e pela equipe pedagógica, com evidência as ações desenvolvidas pela professora de atendimento educacional específico e pela coordenadora pedagógica, mastambém n direcionamento das estratégias a serem desenvolvidas por cada funcionário da escola. Quando Zazá chagava na cantina e falava para a merendeira que não tinha tomado café da manhã, ela estava pronta para alimentá-la com gentileza antes da aluna entrar na sala. O jardineiro estava sempre disposto a colaborar orientando-a para o cuidado com as plantas e para não jogar lixo nas galerias da escola. O porteiro estava sempre disposto aara que Zazá conseguisse aprender com sucesso. Para acompanhar sua evolução fizemos uma rotina de atividades para ela. Inicialmente passava 8 horas na escola. Pela manhã de 7:00 às 11:00 estava na sala de aula participando das atividades com a professora e as crianças da turma em que estava matriculada. O objetivo primeiro era aprender a socializar-se com outras crianças e com a professora. À tarde sua rotina era partilhada entre a coordenadora pedagógica, a professora de apoio pedagógico específico e uma outra professora que chamávamos de “madrinha”. Aqui o trabalho com a aluna era feito de maneira indiviadual, com foco no lúdico e no “combinados”, para obter a adesão e participação da menina nas atividades realizadas.
Outras estratégias foram utilizadas de forma diversificada e criativa. A primeira delas foi mobilizar toda a comunidade escolar para que esta se tornasse parceira da aprendizagem de Zazá.
A cada um coube a porção que era possível, mas todos contribuíram. Assim a aprendizagem deu-se não só no aspecto cognitivo pela professora na sala de aula e pela equipe pedagógica, com evidência as ações desenvolvidas pela professora de atendimento educacional específico e pela coordenadora pedagógica, mastambém n direcionamento das estratégias a serem desenvolvidas por cada funcionário da escola. Quando Zazá chagava na cantina e falava para a merendeira que não tinha tomado café da manhã, ela estava pronta para alimentá-la com gentileza antes da aluna entrar na sala. O jardineiro estava sempre disposto a colaborar orientando-a para o cuidado com as plantas e para não jogar lixo nas galerias da escola. O porteiro estava sempre disposto a ir buscar a menina em casa quando não estava presente. Os professores contribuíram com a formação da cidadania de Zazá, fazendo uso de temas transversais, dialogando com ela quando buscava deles se aproximar. Envolvemos, também, a mãe da menina neste processo, realizando as ações que a ela cabiam, como acordar Zazá cedo e mandar para a escola. O suporte destas ações era feito pela escola na pessoa da coordenadora pedagógica.
Para Piaget, os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Para manter o seu quilíbrio com seu mundo, a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar.
Os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, porque através da manipulação de materiais variados, ela poderá reinventar coisas, reconstruir objetos.
Vygostki atribui importante papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil. Segundo ele, através da brincadeira o educando reproduz o discurso externo e o internaliza construíndo seu próprio pensamento:

“A ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos. O jogo e as brincadeiras são, por si só, uma situação d eapendizagem. As regras e a imaginação favorecem a criança comportamento além dos habituais. Nos jogos ou brincadeiras a criança age como se fossoe maior do que a realidade,e isto, inegavelmente, contribui de forma aintensa e especial para seu desenvolvimento.”

As estratégias voltadas para o desenvolvimento cognitivo de Zazá estavam relacionadas com o fazer pedagógico através da manipulação de recursos didáticos de maneira prática e prazeiroza. Dentre estes recursos estavam presentes jogos e brincadeiras como motivadores da aprendizagemn. O grande objetivo era despertar na criança o hábito cotidiano de estudar e aprender as competências básicas da alfabetização. A política de alfabetização do município de Sobral recomenda o ensino e a aprendizagem das competências de leitura, compreensão, escrita e matemática.
Para trabalhar a competência de leitura e compreensão utilizamos, leituras de textos d diferentes gêneros tais como: revistas em quadrinhos, contos, fábulas, receitas, listas, rimas, parlendas, advinhas, trava-línguas, imagens, músicas. Utilizamos dinâmicas contextualizadas, tendo como foco a compreensão oral através da predição e a compreensão e escrita por meio de atividades voltadas para os textos.
As atividades que se seguem foram as primeiras produções escritas de Zazá.



Autógrafos, esta atividade de Zazá realizou com outras quatro crianças que também tinham dificuldade de aprendizagem. Foi sua primeira escrita coletiva com o objetivo de trabalhar a socialização e a descontração. Todas as crianças, com um papel e lápis estavam espalhadas pela sala. A um sinal, cada criança deveria ter o maior número de autógrafos dos presentes. Quem conseguisse dentro do tempo pré-fixado (15 minutos), o maior número de autógrafos, venceria.
Conteúdos trabalhados: da alfabetização e história pessoal. Temas transversais: Pluralidade cultural e ética. Valores e atitudes: atenção, imparcialidade, justiça, esforço, igualdade e respeito.
A competência de escrita – foco na construção do próprio texto, para isso foi necessário trabalhar a leitura e a compreensão dos textos como já foi dito acima. As produções fora feitas a partir de reconto de histórias, imagens, quebra-cabeça, seqüência de gravuras, listas diversas, rimas temas, busca palavras, cruzadinha, organização de frases, ditado visual, pesca palavra.
Matemática – reconhecer e utilizar números em situações diversas do cotidiano. Trabalhar com: sementes, palitos, placas de moto, nº de casas, nº de calçados, etc.
Reconhecer o sistema de numeração decimal. Uso de material dourado, ábaco, jogos de dominó, bingo da matemática, roleta da sorte, jogo da memória com números, pescaria de números.
Zazá hoje está com 12 anos, e a soma das ações realizadas com suas devidas estratégias ao longo destes anos, apontam que ela evoluiu, tanto em alguns conteúdos de relevância social, quanto em conteúdos cognitivos direcionados para a alfabetização inicial, fato provado por nossas avaliações feitas pela escola, e comprovado pelas últimas avaliações externas realizadas pela Secretaria de Educação.
Nosso desafio agora é consolidar a alfabetização de Zazá até o 5º ano tendo como meta chegar ao nível adequado nas devidas competências inerentes a esta turma.

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